Identidade, Projeto Gráfico, Uniformes e Embalagens
Por quê redesenhar um ícone?
Após a compra da empresa pela Coca-Copa Company, fomos convidados pela agência Santa Clara para desenvolver “a quatro mãos” o redesenho das marcas da empresa Leão Júnior, do Matte Leão, do Chá Leão, e de suas respectivas linhas de embalagens, compostas na época por cerca de 270 SKU’s.
Estávamos modificando um ícone amado por todos os cariocas. Não queríamos de modo algum abalar essa relação. Seus problemas de utilização eram técnicos e não estéticos. Decidimos então transformar o Leão em um ícone o mais próximo possível da ilustração original.
Nosso principal objetivo era resgatar a imagem tradicional da marca, resgatando seus principais elementos e color-code, porém deixando-a contemporânea e limpa.
Buscamos também integrar toda a linha de embalagens – mates, ppb e chás – deixando claro que todos faziam parte da mesma família de produtos.
Redesenhamos embalagens que valorizam a clareza da informação e criamos também cores de apoio para as tampas das garrafas e dos copos, que ajudassem o consumidor a diferenciar os diversos sabores do produto no PDV. Desenvolvemos também novas tags para serem utilizadas em toda a linha.
Queríamos também criar uma hierarquia de marcas. A empresa leão Júnior não tinha um logotipo. Assinava diversos produtos com a marca “Matte Leão” sem uma lógica clara. Os chás recebiam um selo “Qualidade Matte Leão”.
Queríamos desenvolver um ícone que remetesse às xícaras de chá e definir
uma tipografia alinhada à desenvolvida para o Matte. Para os sabores, escolhemos uma família tipográfica que transmitisse tradição, de forma atemporal.
O mesmo racional utilizamos para a linha de chás. Ela apresentava uma série de inconsistências em suas embalagens, dificultando a identificação dos sabores.
Propusemos também uma cartela de cores que remetesse aos sabores de cada produto e que criasse uma maior facilidade para a localização da área dos Chás Leão nas gôndolas.
Por fim buscamos valorizar também o mais importante embaixador do Matte Leão, criando novos uniformes para que percebessem sua importância para a marca.
Embalagem Matte Leão
Cliente: Matte Leão/Santa Clara
Direção de Design: Santa Clara e Bold°
Design: Carlos André Eyer, Leo Eyer e Leandro Santos
Assistência e Finalização: Pedro Pinhal, Renata Crelier, Silvio Cunha e Sofia Costa Pinto