Gerando valor de marca para um projeto que busca a melhoria da qualidade do ensino nas escolas da rede pública do país.
O Instituto Sonho Grande atua de modo transparente e objetivo, na busca de um ensino público de excelência que gere igualdade de oportunidades para todos. Desde 2015 se dedica a promover nas redes escolares de Ensino Médio a implementação de um modelo inovador centrado no desenvolvimento integral dos estudantes.
Após ter comprovado o sucesso do projeto, batendo sucessivamente suas metas, entendeu que seria fundamental para seu crescimento reposicionar a marca de modo que se tornasse mais conhecida e valorizada. Para que isso acontecesse precisava se comunicar adequadamente com seus diversos públicos, transmitindo seus atributos de forma adequada e consistente.
Para definir o caminho deste novo posicionamento, implementamos um processo de troca de conhecimentos, pesquisa e análise para definir a melhor solução para todos os stakeholders envolvidos. Revitalizar a identidade foi uma necessidade estratégica percebida e implementada, que trouxe maior coerência à comunicação em todos os pontos de contato com a marca.
Para contribuir com as metas de crescimento do projeto do Instituto, tais como: aumento de abrangência e número de alunos participantes do modelo, foram definidas novas diretrizes de comunicação.
Tom de voz, hierarquia de informação e comunicação, dentre outros, foram estabelecidos para complementar e unificar a linguagem, resultando em uma nova forma de se apresentar, que reforça a personalidade e credibilidade do Instituto.
Foi criado também um sistema de identidade visual consistente, utilizando diferentes intensidades de comunicação para os diferentes públicos com os quais a marca se comunica.
A implementação do projeto englobou o desenvolvimento de materiais de papelaria, as diretrizes e os templates de comunicação, a ambientação e sinalização do espaço de trabalho da empresa e a reformulação completa do site.
O novo site tornou-se também uma ferramenta importante de propagação do modelo de ensino integral, através da disponibilização de diversos estudos que contribuem para o debate acerca da educação no país.
Todo este trabalho foi desenvolvido para que, a longo prazo, o Instituto alcance a sua meta de transformar a educação, atingindo resultados semelhantes aos melhores sistemas educacionais existentes, buscando reduzir as desigualdades sócio-econômicas do país.
O desenvolvimento da nova marca do Instituto Sonho Grande partiu de quatro conceitos principais:
caminho, conexão, foco e sonho.
Como transformamos em identidade?
O desenho do logo, composto por formas geométricas simples, transmite impacto, solidez e credibilidade.
A simetria, além de reforçar a confiança, revela o desejo pela igualdade de oportunidades no acesso a uma educação de qualidade.
A rica diversidade de pessoas e ideias é expressa pelo conjunto de cores. A escolha tipográfica estimula uma comunicação direta, humana e acessível.
O roxo do logotipo simboliza inovação, inteligência e capacidade de realização. Os raios coloridos representam o Sonho Grande e inspiram a evolução em busca de um ideal.
Manual de Marca
Materiais Institucionais
Templates/Materiais de Comunicação
Ambientação
Site
Cliente: Instituto Sonho Grande
Direção de Design: Leo Eyer
Design: Rodrigo Moura e Matheus Siqueira
Ambiente Digital: Rodrigo Perez e Fernando Carvalho
Projeto de Ambientação: Mário Passos
Produção: Danielle Holanda
Coordenação de Operações: Vivianne Jorás