Recriando hábitos, reforçando laços e encontrando novas formas de conexão.
Conceito Criativo, Identidade Visual, Direção de Fotografia, Cenário e Projeto Gráfico
A cantora cearense, Lúcia Menezes, tinha o plano de lançar seu novo disco logo após o Carnaval 2020. Com a chegada da pandemia do coronavírus, o lançamento teve que ser adiado e os shows suspensos. O universo cultural passou por um processo de adaptação em função do isolamento social. Lucinha, como também é conhecida, passou a realizar lives toda semana, cantando à capela para entreter o público online.
Em 2021 era hora de retornar à nova normalidade e o esperado álbum foi então lançado nas plataformas digitais, acompanhado também do disco físico. Este novo álbum sucede o intitulado “Lúcia”, lançado em 2017 pela Biscoito Fino e que contava com as participações especiais de Chico Buarque e Miúcha. Desta vez, para o repertório inédito, a cantora reuniu nomes tarimbados da MPB, como Cristóvão Bastos, João Lyra, Paulo César Pinheiro e Abel Silva. O álbum, lançado com foco na distribuição digital, ainda apresenta duas composições inéditas de um de seus filhos, Eduardo Menezes.
Por isso, nesse projeto, intitulado “Até que alguém me faça coro pra cantar na rua”, decidimos nos basear no conceito da ciranda e sua origem. Sabemos que a ciranda se desenvolveu a partir dos cantos e danças de mulheres de pescadores, enquanto aguardavam seus maridos voltarem do mar. A música era o fio condutor que as mantinha conectadas entre si e com seus entes queridos.
Sentimos que existe hoje uma necessidade de recriarmos hábitos, reforçarmos antigos laços e encontrarmos novas formas de conexão. Precisamos “dar as mãos”, viver e nos relacionar de maneiras distintas, para conseguir aumentar nossa força através de novos costumes. A rede de pesca, forte em suas linhas bem amarradas e delicada em seus finos fios, foi o elemento escolhido para simbolizar tudo isso.
Cliente: Lúcia Menezes
Direção de Design: Leo Eyer
Design Gráfico: Rodrigo Moura e Matheus Siqueira
Coordenação de Operações: Vivianne Jorás
Fotografia: Leo Aversa
Figurino: Lino Villaventura