Um marco na história do grupo e um encontro esperado pelo púbico por mais de uma década.

2020_10_22_Tribalistas_Capa_01

Identidade Visual, Projeto Gráfico, Design Tipográfico e Design de Comunicação Digital

Em 2002, fizemos com Vik Muniz, o design do primeiro disco dos Tribalistas, projeto que só nos proporcionou bons momentos e lembranças. O álbum alcançou a marca de mais de três milhões de cópias vendidas e se tornou um fenômeno não apenas no Brasil como também em diversos países. Marisa Monte, Arnaldo Antunes e Carlinhos Brown, após o lançamento nunca entraram em turnê, deixando o público a espera de um encontro ao vivo, sem data marcada para acontecer.

Em 2018 – 16 anos depois – fomos convidados pelo diretor de arte do show, Batman Zavareze, para desenvolvermos juntos a identidade e a comunicação da Tour, marco na história de uma longa parceria que celebra sua existência rodando o país com shows lotados. O grande sucesso da Tour no Brasil gerou uma enorme visibilidade e interesse, tornando possível seu desdobramento na América Latina, Europa e Estados Unidos.

Há 25 anos, eles começaram a compor juntos, participar dos shows uns dos outros, e a dar vida ao grupo que, mais que banda, é um movimento. Uma união de tribos, que eles sintetizam em um grupo, onde acreditam que juntos somos um só.

Criativamente entendíamos que existia um paralelismo da proposta deles com a do “Manifesto Pau Brasil”, onde era colocada a importância de apresentarmos ao mundo o universo de belezas que existem em nosso país. Num momento de tantos medos e incertezas, proporcionar ao público um instante de alegria, celebração e esperança era tudo que mais desejávamos. Esse foi o ponto de partida para o desenvolvimento do projeto. Estudamos o Movimento e seus artistas e, a partir dessa pesquisa, chegamos à identidade e linguagem visual que nortearia todo o projeto. Desenvolvemos, então, uma tipografia exclusiva inspirada na palavra “Pau Brasil” pintada na capa do Manifesto por Tarsila do Amaral e fizemos uma releitura cromática, trazendo mais vibração e eletricidade para a comunicação da Tour.

No total, foram realizados 35 shows em 29 cidades que foram assistidos por milhares de espectadores no Brasil, América Latina, Europa e Estados Unidos.

tribalistas-cartaz-1

tribalistas-mobiliario
tribalistas-lambe_lambe
tribalistas-outdoor
tribalistas-datas

tribalistas0

tribalistas1

tribalistas2

tribalistas3

tribalistas4

tribalistas-canecas
tribalistas-ecobag_buttons

Cliente: Tribalistas
Direção Geral: Leonardo Netto
Direção de Produção: Simon Fuller
Direção de Arte: Batman Zavareze
Cenografia: Marcelo Lipiani
Direção de Design: Leo Eyer
Coordenação de Design: Vivianne Jorás
Design: Rodrigo Moura
Fotografia: Daniel Mattar
Direção de Fotografia (vídeos): Fernando Young
Maquiagem: Vini Kilesse
Figurino: Rita Murtinho
Coreografia: Marcia Rubin
Gestão das Redes Sociais: Marco Froner
Assessoria de Comunicação: Mario Canivello
Produção: Maria Fortes