A comunicação de um evento que envolve entretenimento, arte e educação para o público, além de promover o desenvolvimento da indústria audio visual.
Linguagem Visual, Campanha de Comunicação, Sinalização e Ambientação
O Festival do Rio foi criado em 1999 e ao longo de mais de duas décadas se consolidou como um dos mais importantes festivais de cinema do mundo, além de destino obrigatório para os principais destaques cinematográficos do ano, com público médio anual de 200 mil espectadores.
Ele é a principal oportunidade para conferir filmes estrangeiros e brasileiros premiados e comentados. Permite também que o público descubra raridades e participe de debates e sessões especiais.
O evento também propõe atividades relacionadas a área de negócios, através do RioMarket. Uma iniciativa para promover o desenvolvimento da indústria audiovisual, permitindo a troca de conhecimento entre profissionais renomados, novos produtores e empresas conceituadas da área, além da capacitação de profissionais do mercado. Sua programação oferece seminários, workshops, masterclasses e roundtables, além de rodadas de negócios para um setor que reconhece seu impacto na economia.
Uma programação concebida para divertir, emocionar, estimular discussões e fortalecer o mercado cinematográfico.
Trabalhamos na linguagem visual aspectos das 3 escalas por onde transita a essência do Festival.
Local > Global > Universal
Escala local. Onde acontece o Festival. O Rio de Janeiro. Grafismos fazem alusão às curvas de nível, os relevos que formam a paisagem natural da cidade.
Escala global. O mundo todo representado. Grafismos remetem ao mapa mundi e as diferentes latitudes. Também geram um movimento para fora, de expansão.
Escala universal. As linhas criam órbitas que remetem a quão universais são as temáticas abordadas pelo Festival e quão extensa e profunda é a reflexão gerada em seu entorno.
O cinema é uma arte do espaço e do tempo, elementos dos quais nos apropriamos na linguagem visual do Festival. Seu movimento foi representado consistentemente em toda a campanha de comunicação e na ambientação de todos os locais onde esteve presente.
Cliente: Festival do Rio
Direção de Design: Leo Eyer
Design Gráfico: Rodrigo Moura
Coordenação de Operações: Vivianne Jorás
Fotografia: Festival do Rio